netservbrasil

central de atendimento

51 4063.9966

Infraestrutura e Telecom

Glossário

Reunimos de forma clara e objetiva, os significados dos mais variados termos, expressões e palavras usadas pela area de tecnologia.

Letra D

DAC (Digital to Analog Converter)

Conversor Digital-Analógico. Uma placa de som que pode reproduzir sons armazenados em um arquivo.

Dados

Qualquer tipo de informação (em um processador de texto, programa de imagem, etc.) processada pelo computador.

daemon

Programa que é executado num computador e está pronto a receber instruções/pedidos de outros programas para a execução de determinada ação.

DAT

Digital Audio Tape. Uma fita de armazenamento de alta densidade.

Database

Em termos de Internet, computador que contém um número muito grande de informações, que podem ser acessadas pela rede.

Dataram

Pacote de informação que contém os dados do usuário, permitindo sua transferência numa rede de pacotes.

DDN

Acrônimo para Defense Data Network, uma porção da Internet que conecta bases militares norte-americanas e seus fornecedores e é usada para comunicações não-confidenciais. MILNET é uma das redes DDN.

Default

Valor padrão fornecido automaticamente pelo sistema operacional, quando não fornecido pelo usuário.

Desfragmentação

Processo que consiste em rearranjar os arquivos gravados num disco de tal modo que cada um deles ocupe áreas contínuas. Um nível de fragmentação muito alto (arquivos divididos em pedaços) compromete o desempenho do sistema, já que a cabeça de leitura do disco precisa movimentar-se mais para encontrar as informações espalhadas.

Dial-up

Método de acesso a uma rede ou computador remoto via rede telefônica, discando o número onde está a rede ou computador.

Diretório (directory)

Arquivos em alguns sistemas de computadores que ficam agrupados juntos. Arquivos comuns para um mesmo tópico geralmente ficam organizados em diretórios e subdiretórios separados.

Dithering

Pontilhamento. Uma maneira de criar transição de cores, gerando imagens mais realistas em diferentes modos de vídeo e com diferentes paletas de cores. Trata-se da técnica de simular as cores que não estão presentes na paleta de uma determinada imagem. Funciona combinando pixels de diferentes cores que geram uma outra cor, substituindo as ausentes.

DLL (Dynamic Link Library)

Biblioteca de Conexão Dinâmica. Um conjunto de funções e rotinas de programação que podem ser acessadas dinamicamente por um programa. Isso significa que tais funções e rotinas são acrescentadas ao código do programa na medida em que surge a necessidade de usá-las.

DMA (Direct Memory Access)

Acesso direto à memória por dispositivo periférico inteligente, de entrada e saída, com capacidade para ler ou gravar diretamente na memória, sem a interferência do microprocessador. Nas operações de DMA, os dados são transferidos diretamente entre a memória e o dispositivo de entrada/saída, sem ser necessária a intervenção da CPU a cada byte transferido.

DNS

O Domain Name System (DNS) converte nomes Internet em seus números correspondentes e vice versa. Originalmente, os computadores da Internet eram identificados apenas por números, como 200.255.277.1. Com o DNS, foi possível das nomes aos computadores, como www.torque.com.br.

Domínio (Domain)

É uma parte da hierarquia de nomes de computadores da Internet. Pelos domínios, é possível que possuem computadores na rede. Um nome de domínio consiste de uma seqüência de nomes separados por ponto, por exemplo, www.torque.com.br. Neste caso, dentro do domínio torque.com.br, o administrador do sistema pode criar diferentes grupos como ftp.torque.com.br ou news.torque.com.br, conforme ele desejar.

Domínio público (software de)

O software de domínio público pode ser usado, copiado, alterado e até mesmo vendido livremente. O autor do programa abdicou de todos os direitos sobre o produto.

Dot pitch

A distância entre os pequenos pontos luminosos na tela do computador. Quanto menor for o dot pitch, mais nítidas serão as imagens.

Download

Quando o usuário copia um arquivo da rede apra o seu computador, ele está fazendo um download. A expressão pode ser aplicada para cópia de arquivos em servidores de FTP, imagens tiradas direto da tela do navegador e quando as mensagens são trazidas para o computador do usuário. Também fala-se emdownload quando, durante o acesso a uma página de Web, os arquivos estão sendo transmitidos. Não existe tradução razoável para o termo, mas no jargão da computação costuma-se falar em "baixar" um arquivo.

dpi (dots per inch ou ponto por polegada)

Medida da resolução da imagem de uma impressora ou monitor.

DRAM (Dynamic Random Access Memory ou Dynamic RAM)

Memória Dinâmica de Acesso Aleatório. Tipo de chip de memória que requer que seu conteúdo seja atualizado freqüentemente.

Drivers

Itens de software que permitem que o computador se comunique com um acessório específico, como uma determinada placa. Cada acessório exige um driver específico.

DVD (Digital Versatile Disk)

Disco com aspecto idêntico ao de um CD, com capacidade de armazenamento de 4,7 GB, o equivalente a cerca de sete CD-ROMs. Pode armazenar 135 minutos de filme com três trilhas de som diferentes e quatro versões de legendas. A especificação técnica do DVD também prevê futuras versões com maior capacidade, chegando a espantosos 17 GB, o suficiente para armazenar 8 horas de filme ou 9 horas seguidas de música.

contato

infra

Desenvolvemos e fornecemos soluções personalizadas em TI.

alertaSucesso
alertaErro