netservbrasil

central de atendimento

51 4063.9966

Infraestrutura e Telecom

Glossário

Reunimos de forma clara e objetiva, os significados dos mais variados termos, expressões e palavras usadas pela area de tecnologia.

Letra I

I/O (Entrada/Saída)

Entrada são os dados que fluem para o seu computador. Saída são os dados que fluem para fora. I/O pode se referir às portas paralela e serial, ao teclado, ao monitor de vídeo e aos discos rígidos e flexíveis.

ID ou username (nome do usuário)

Endereço que representa uma conta pessoal em um grande computador, joao@torque.com.br

IDE (Integrated Drive Eletronics)

Padrão para placas controladoras de disco no qual parte dos circuitos eletrônicos fica no próprio disco rígido. Veja SCSI.

IETF (Internet Engeneering Task Force)

Comunidade aberta de desenvolvedores de recursos para a Internet.

IMG

Abreviação para imagem. Indica um link para um arquivo gráfico. Browsers gráficos permitem que você opte por não carregar as imagens nas páginas Web caso este procedimento consuma tempo demais.

Infobahn

O mesmo que super-rodovia de informações ou super infohighway. É o conjunto de ligações entre computadores, formando uma rede de redes, com meios de comunicação extremamente rápidos. Nome usado as vezes abusivamente pela mídia tradicional para designar as redes atualmente existentes, em particular a Internet, pois a grande maioria delas ainda tem interligações bastante lentas.

Infomercial

Tipo de publicidade que fornece mais informações sobre o produto. É mais comprometido com informar os consumidores sobre as características do produto do que a publicidade tradicional.

Interativo

Processo de comunicação através do qual o usuário recebe resposta imediata a um comando dado ao computador.

Interface

Conexão entre dois dispositivos em um sistema de computação. Também usado para definir o modo (texto ou gráfico) de comunicação entre o computador e o usuário.

Interlaçado

Os arquivos de imagem podem ser gravados no formato GIF 89a interlaçado. Quando utilizados em uma página Web, são apresentados na tela do navegador de forma progressiva. Assim o usuário tem a sensação de que a transmissão está ocorrendo de forma mais rápida. Em novembro de 1995, a Netscape anunciou que o Netscape Navigator a partir da versão 2.0 aceita também imagens progressivas no formato JPEG.

Internauta

Nome dado ao usuário da Internet.

Internet

1. Com inicial maiúscula, significa a "rede das redes", originalmente criada nos EUA, que se tornou uma associação mundial de redes interligadas que utilizam protocolos da família TCP/IP.
<!--[if !supportLineBreakNewLine]-->
<!--[endif]-->
2. Com inicial minúscula significa genericamente uma coleção de redes locais e/ou de longa distancia, interligadas por roteadores.

Internet Society

Uma organização voltada a dar apoio ao crescimento e evolução da Internet.

InterNIC (Internet Network Information Center)

Uma organização americana que atribui números IP únicos a quem os pedir e é também o gestor da raiz (topo da hierarquia) do DNS mundial. Também mantém uma série de informações a respeito da Internet. Você pode acessar estas informações via FTP.

Intranet

São redes corporativas que se utilizam da tecnologia e infraestrutura de comunicação de dados da Internet. Utilizadas na comunicação interna da própria empresa e/ou comunicação com outras empresas.

IP

O Internet Protocol (IP) é o protocolo responsável pelo roteamento de pacotes entre dois sistemas que utilizam a família de protocolos TCP/IP, desenvolvida e usada na Internet. O roteamento de pacotes permite dividir a informação em blocos que podem ser enviados separadamente e depois reagrupados no destino.

IP Direto

Veja acesso dedicado.

IRC

Sigla para Internet Relay Chat. Sistema de conversa por computador (chat) em que várias pessoas podem participar ao mesmo tempo em "canais" dedicados a assuntos específicos. As conversas acontecem em tempo real. As frases digitadas pelo usuário aparecem na tela dos demais participantes do canal. Veja também: chat.

IRQ (Interrupt Request)

Um pedido de atenção e de serviço feito à CPU. Em termos técnicos, designa linhas utilizadas pelo hardware para notificar a CPU sobre a necessidade de tempo de processamento.

ISDN [RDSI]

Sigla para Integrated Services Digital Network. No Brasil, a sigla usada é Rede Digital de Serviços Integrados (RDSI). Uma rede digital capas de fornecer serviços de voz, dados, imagens, etc.

ISO

International Standards Organization. Organização internacional para a definição de normas.

ISP (Internet Service Provider)

Ver Provedor de acesso.

ITU

International Telecommunications Union. Órgão da ONU responsável pelo estabelecimento de normas e padrões em telecomunicações.

contato

infra

Desenvolvemos e fornecemos soluções personalizadas em TI.

alertaSucesso
alertaErro