netservbrasil

central de atendimento

51 4063.9966

Infraestrutura e Telecom

Glossário

Reunimos de forma clara e objetiva, os significados dos mais variados termos, expressões e palavras usadas pela area de tecnologia.

Letra L

LAN (Rede Local)

Sigla para Local Area Network, rede de computadores em geral, limitada a um prédio ou conjunto de prédios de uma instituição.

LAN Manager

Sistema operacional de rede, desenvolvido pela Microsoft e pela 3Com, executado nos micros PC. O servidor de arquivos é uma versão do OS/2; os PCs clientes podem ser baseados em OS/2, DOS, Windows 95, Windows NT, Unix ou Macintosh. As funções de espelhamento de disco, duplicação de disco e monitoramento de UPS estão disponíveis como parte do sistema operacional de rede.

LANtastic

Popular sistema operacional de rede, não hierarquizada (ponto a ponto), produzido pela Artisoft Inc. e que pode ser executado com o DOS ou o Windows. A rede pode ser executada com todas as estações compartilhando arquivos com outras estações ou, para melhorar o desempenho, com um PC atuando como servidor de arquivos dedicado. O sistema fornece suporte para até 300 usuários, apresenta um CD-ROM embutido e pode trafegar correio eletrônico de voz, além de poder ser conectado ao ambiente NetWare.

largura de banda

Ver Bandwidth.

latência

Tempo que uma unidade de informação leva a percorrer um dado meio de comunicação. Pode-se, por exemplo, dizer que o tempo de latência de um satélite VSAT é de 300 ms, o que significa que um caracter enviado a partir de um ponto leva 300 ms a chegar a outro, passando pelo satélite.

Leased-line

Linha alugada. A maior parte das linhas que ligam as várias máquinas da Internet são linhas alugadas disponíveis permanentemente. Com uma linha alugada, dois computadores encontram-se em conexão permanente.

Linguagem de Macro

Linguagem de programação simplificada que permite escrever as macros que você pode executar. Sabendo manipular uma linguagem de macros, é possível, por exemplo, criar planilhas muito mais sofisticadas.

Linguagem de Script

Linguagem de programação desenvolvida para um aplicativo específico. O JavaScript e a linguagem utilizada por usuários do mIRC (programa para utilização do recurso de IRC da Internet) são exemplos desse tipo de linguagem.

Linha dedicada

Linha telefônica que fica permanentemente ligada entre dois lugares. Linhas dedicadas são encontradas frequentemente em conexões de tamanho moderado a um provedor de acesso.

Link

Qualquer parte de uma página Web que se conecta a algo mais. Clicando ou selecionando um link, portanto, fará com que esse algo mais apareça. A primeira parte de uma URL mencionada em um link indica o método ou o tipo do link. Os métodos incluem: file (para arquivos locais), ftp, ghoper, http, mailto, news e wais (para algumas formas de procura).

Linux

Nome derivado do nome do autor do núcleo deste sistema operacional, Linus Torvalds. O Linux é hoje em dia um sistema operacional com todas as características do Unix, com uma implantação invejável e em constante evolução... e é de domínio público. Normalmente é distribuído em diferentes "releases" que são um núcleo (recompilável) acompanhado de programas, utilitários, ferramentas, documentação, etc. Um dos releases mais conhecidos é o Slackware.

Listas de discussões, Grupos de discussões

As discussões são carregadas nas mensagens de correio eletrônico para respostas automáticas, que enviam uma cópia de cada mensagem enviada pelo correio eletrônico para qualquer um que tenha assinado a lista para discussões particulares de grupo.

Listserv

Programa que fornece o processamento automático de muitas funções envolvidas com as listas de correspondência (grupos de discussões). O envio, através do correio eletrônico, de mensagens apropriadas para esse programa automaticamente o inscreve (ou cancela a inscrição) como usuário de uma lista de discussão. O listserv também responde solicitações de índices, FAQs, arquivos das discussões anteriores e outros arquivos.

Login

No endereço eletrônico joao@torque.com.br, o login é o nome que o usuário usa para acessar a rede, neste caso joao. Quando você entra na rede, precisa digitar o seu login, seguido de uma senha (password).

Logoff

Trata-se da desconexão de um sistema de computação, geralmente, selecionando um item de menu ou digitando exit, bye ou logout.

Lynx

Um programa (browser) para navegar no WWW. O lynx foi pensado para ser usado em terminais texto, portanto só se pode visualizar a informação textual, ficando a restante (imagens, sons, etc) disponível para gravação no disco do seu computador para mais tarde ver/ouvir.

contato

infra

Desenvolvemos e fornecemos soluções personalizadas em TI.

alertaSucesso
alertaErro