netservbrasil

central de atendimento

51 4063.9966

Infraestrutura e Telecom

Glossário

Reunimos de forma clara e objetiva, os significados dos mais variados termos, expressões e palavras usadas pela area de tecnologia.

Letra M

M

Mega, valor que corresponde a 1024 vezes 1024. Há outras abreviaturas deste tipo, correspondendo a valores maiores que o mega, como G (giga) que equivale a 1024 mega, e o T (tera) que equivale a 1024 giga. Abaixo há um quadro de conversão tomando o byte como unidade. Insira um valor em um dos campos e clique no campo adjacente para fazer a conversão.

Macro

Pequena rotina de programação escrita numa linguagem de macros. Macros são excelentes recursos para realizar tarefas repetitivas e longas como, por exemplo, visualizar uma pequena linha de texto com todas as fontes instaladas no sistema ou, no Excel, realizar operações complexas com números variáveis.

Mail Server

Programa de computador que responde automaticamente (enviando informações) a mensagens de correio eletrônico com determinado conteúdo.

Mailing list

Uma lista de endereços de correio eletrônico, usadas por um "explodidor" de mail para enviar mensagens a grupos de pessoas. Pode ser moderada.

Mailto

Em uma URL, mailto indica um link que lhe permitirá enviar um e-mail para a pessoa cujo endereço é seguido na URL.

MAN (Metropolitan Area Network)

Uma rede de abrangência metropolitana.

Mapa clicável

Imagem que com vários hyperlinksque levam a destinos diferentes. Existem dois tipos de mapas clicáveis. No modelo mais antigo, o usuário não sabe qual arquivo será trazido ao colocar o mouse sobre determinada região da imagem (a menos que esteja escrito na imagem). A informação que é passada para o usuário enquanto ele movimenta o cursor sobre a imagem é a posição do cursor, indicada em pixels na margem inferior do navegador. Quando a imagem é clicada, a informação sobre a localização do clique é enviada ao servidor, que consulta uma tabela para descobrir qual arquivo enviar de volta. No modelo mais recente de mapa clicável, introduzido pelo Microsoft Internet Explorer e seguido pelo Netscape Navigator, a informação sobre qual arquivo o servidor deve mandar está já na página HTML. Quando o usuário passa o mouse sobre a imagem, o nome do arquivo aparece na margem inferior (barra de status) do navegador. Assim é possível receber uma resposta mais rápida do servidor.

MCI (Media Control Interface)

Uma parte do Windows que gerencia a utilização de diferentes itens multimídia.

Memória

Circuitos, componentes ou partes mecânicas de um computador que armazenam informações.

Memória Alta, Reservada ou Superior

Em um PC, a porção de memória RAM principal (de 640 KB a 1024 KB) não utilizada pelo DOS para execução de programas. É ocupada (nos micros com placas de vídeo VGA) pela "memória de vídeo" (640 a 768 k) e pelo "BIOS VGA" (768 a 800 k), ficando vazia a área entre 800 k e 960 k que é utilizada como RAM quando usados programas gerenciadores de memória.

Memória Baixa ou Convencional

A memória RAM principal abaixo de 640k, que é facilmente acessada por todos os programas de DOS.

Memória Cache Primária (level 1 cache)

Área com 16 KB (32 KB na tecnologia MMX) de armazenamento temporário de dados existente no próprio processador. A maior parte dos dados necessários ao processamento fica à disposição nesse cache, reduzindo o número de leituras no disco.

Memória Cache Secundária (level 2 cache)

Área com cerca de 256 KB (ou 512 KB atualmente) para armazenamento temporário das últimas informações operadas pelo micro. Responde, em média, por 10% do processamento geral do computador. Se encontra entre a CPU e a memória principal. Mais detalhes, neste site, página de Hardware.

Memória de Vídeo

Chips de memória usados por uma placa de vídeo para processar as imagens. Quanto mais memória uma placa tiver, maior será a resolução que ela pode atingir.

MIME (Multipurpose Internet Mail Extensions)

É um aperfeiçoamento dos padrões do sistema de correio da Internet, que possui a habilidade de transferir dados não-textuais como gráficos, áudio e fax e permite que se envie mensagens com a acentuação em português.

Modem (MOdulator/DEModulator)

Dispositivo eletrônico que converte os sinais enviados pelo computador em sinais de áudio, que serão enviados ao longo das linhas telefônicas e recebidos por outro modem que irá receber o sinal sonoro e convertê-lo de volta em sinais de computador.

Mosaic

Programa de navegação na Web que pode ser utilizado gratuitamente. Criado pelo National Center for Supercomputing Applications (NCSA) dos EUA em 1993. Um dos principais programadores envolvidos na criação do Mosaic foi Marc Andreessen, hoje vice-presidente de tecnologia e co-fundador da Netscape Communications. O NCSA também licenciou o Mosaic para outras empresas, como a Spry (comprada pela Compuserve), que produz o AIR Mosaic.

MUD

Multi User Dungeon. Um jogo para vários utilizadores, normalmente presente num servidor qualquer na Internet. É uma espécie de Mundo Virtual onde se podem encontrar e interagir vários jogadores. Normalmente, passa-se tudo textualmente (nada de imagens bonitas ou sons espalhafatosos).

Multicast

Um endereço para uma coleção específica de nós numa rede, ou uma mensagem enviada a uma coleção específica de nós. É útil para aplicações como teleconferência.

Multimídia

O termo multimídia é utilizado para definir um documento de computador composto de elementos de várias mídias, como áudio, vídeo, ilustrações e texto. Também é importante que esses documentos sejam interativos, ou seja, que permitam a participação do usuário. Para ser mais preciso, utiliza-se também o termo multimídia interativa.

contato

infra

Desenvolvemos e fornecemos soluções personalizadas em TI.

alertaSucesso
alertaErro