netservbrasil

central de atendimento

51 4063.9966

Infraestrutura e Telecom

Glossário

Reunimos de forma clara e objetiva, os significados dos mais variados termos, expressões e palavras usadas pela area de tecnologia.

Letra T

T1,T3

Padrões que representam 1.544 megabits (T1) e 45 megabits (T3) por segundo na transmissão de dados

Tag

Os tags são os códigos utilizados para criar as páginas de Web. São usados aos pares. Para colocar uma palavra em negrito, por exemplo, deve-se usar os tags <B> e </B> antes e depois da palavra. Exemplo: o trecho <B>>Brasil OnLine</B> aparece no navegador como Brasil OnLine. Veja também: HTML.

Talk

Serviço que permite a comunicação escrita on-line entre dois usuários da Internet. Veja também: chat.

TCP/IP (Transmission Control Protocol / Internet Protocol)

Conjunto de padrões da Internet que orienta o tráfego de informações e define o endereçamento e o envio de dados. Para que dois computadores se comuniquem na Internet, é preciso que ambos utilizem o TCP/IP. Permite que milhões de pessoas possam usar centenas de computadores ao mesmo tempo. Veja também: IP.

Telnet

O telnet é um serviço da Internet para acessar outros computadores na rede. Os usuários podem usar o telnet para acessar uma conta que tenham em outro computador da rede. Um usuário que tenha uma conta em um computador da Austrália pode acessá-la do Brasil. Basta ele entrar na Internet usando uma conta no Brasil e fazer um telnet para o computador australiano. Para fazer um telnet, deve-se usar um cliente específico. O telnet também é utilizado para acessar serviços especiais na rede. São serviços que só estão disponíveis através de telnet. Quando é estabelecida a conexão via Telnet, você está no computador remoto, ou seja, é como se você estivesse usando o computador no lugar onde ele está instalado.

Terminal do servidor (Terminal sever)

Pequeno e especializado computador de rede que conecta vários terminais na LAN através de uma conexão de rede. Qualquer usuário na rede pode conectar- se a vários hosts de rede.

thread

Dentro de um grupo de discussão, existem normalmente vários threads. Um thread representa um assunto especifico aí debatido e é composto por um ou mais artigos.

Tim Berners Lee

O investigador do CERN que definiu/inventou o protocolo HTTP e deu origem ao WWW.

Transceiver

Dispositivo para conexão física de um nó de uma rede local.

Transferência de Arquivos

Cópia de arquivos entre duas máquinas via rede. Na Internet, implantada e conhecida por FTP.

trumpet

Trumpet é o nome dado aos programas que implementam e usam o TCP/IP em ambiente Windows, feitos por Peter Tattam. O mais importante é o Trumpet Winsock. Nome da firma.

contato

infra

Desenvolvemos e fornecemos soluções personalizadas em TI.

alertaSucesso
alertaErro