netservbrasil

central de atendimento

51 4063.9966

Infraestrutura e Telecom

Glossário

Reunimos de forma clara e objetiva, os significados dos mais variados termos, expressões e palavras usadas pela area de tecnologia.

Letra U

UART

Universal Asynchronous Receiver Transmiter. Circuito integrado responsável pelas comunicações através de uma porta serial, num computador.

UDP

Acrônimo para User Datagram Protocol, o protocolo de transporte sem conexão da família TCP/IP, usado com aplicações como o de gerenciamento de redes (SNMP) e de serviço de nomes (DNS).

Unix

Sistema operacional que suporta um número muito grande de computadores. Com características de multi-tarefa preemptiva, criado nos anos 70, nos Bell Labs. Desde aí evoluiram muitas variantes diferentes deste sistema. É também conhecido como "o sistema operacional da Internet".

Upload

Ato de transmitir um arquivo do computador do usuário para um computador remoto, usando qualquer protocolo de comunicações.

URL (Uniform Resource Location)

Padrão de endereçamento da Web. Permite que todos itens na Internet, sejam eles sites Web, páginas Web ou partes de páginas, gophers, sites ftp ou caixas de correio (mailboxes), tenham um endereço próprio, que consiste de seu nome, diretório, máquina onde está armazenado e protocolo pelo qual deve ser transmitido. Por isso se diz que cada página da rede tem sua própria URL. Um exemplo de URL é http://www.torque.com.br/internet/glossario.htm

Usenet

Rede de grupos de discussão amplamente disseminada na Internet. A rede é formada por grupos de discussão, chamados newsgroups. Cada servidor que participa da Usenet troca as mensagens colocadas por seus usuários com os demais servidores. Assim, todo o conjunto de mensagens colocadas nos grupos de discussão está sempre atualizado. Veja também: newsgroups.

Username (Nome do usuário) ou ID

Endereço que representa uma conta pessoal num grande computador, ie.santa@north.pole.world.

UUCP

Unix-to-Unix Copy Program é uma coleção de programas para intercomunicação de sistemas Unix. Possibilita transferência de arquivos, execução de comandos e correio eletrônico. O UUCP é o tipo de conexão mais comum entre BBSs e a Internet.

uudecode

Programa para descodificar um arquivo texto e transformá-lo no binário correspondente. Juntamente com o uuencode, permite que se transfiram arquivos binários (portanto, qualquer software) através de um simples arquivo texto.

uuencode

Programa para codificar um arquivo binario e transformá-lo num arquivo texto. Juntamente com o uudecode, permite que se transfiram binários (portanto, qualquer software) através de um simples arquivo texto.

contato

infra

Desenvolvemos e fornecemos soluções personalizadas em TI.

alertaSucesso
alertaErro